Impresso em: 23/01/2018 17:47:57
Fonte: http://www.palmaspop.com.br/evento.php?l=b617438c9090df8ac5faf35a8710388a

Tirolesa Vo do Pontal

04/01/2012 00:00:00


Uma das modalidades mais emocionantes do esporte de aventura, a tirolesa, já está  operação desde dia 09, no Distrito de Taquaruçu. O cenário é o Vale do Sumidouro, na área da Pousada Rural Pontal do Meio, em volta de uma paisagem serrana encantadora. O lançamento contou com a  presença dos jornalistas da  Caravana do Turismo, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abraje/TO.

A Tirolesa de Taquaruçu está entre as mais altas do país na categoria esporte vertical, com 1.300 metros de extensão, a uma altitude de 600 metros. O ponto de partida da descida fica no topo do Morro Pontal do Meio, na Serra do Lajeado, com cerca de 400 metros. O acesso até a plataforma de lançamento fica a cargo da equipe de apoio, por carro, num percurso de 9km, em estrada de chão. Já o local de chegada, na Pausada Rural Pontal do Meio, fica a 2Km do centro do Distrito.
Segundo um dos proprietários, Anézio Moura Paz, todas a providências de segurança e infraestrutura estão sendo providenciadas. “Temos a assessoria técnica da empresa Eco-venture, a fim de proporcionar um elevado nível de segurança e conforto aos usuários. Estamos apostando nessa modalidade para aproveitar esse cenário natural, propício para quem para quem gosta de aventura, contemplar a natureza e não exige esforço físico. Tudo isso próximo as nossas cachoeiras, trilhas e mirantes”, garante Anézio.

Já empresário Rogério França Borges, que é parceiro no empreendimento, garante que a Tiroleza de Taquaruçu vai proporcionar aos turista passeios seguros e inesquecíveis. “ É um esporte alegre que desafia os limites e não é preciso ter experiência anterior. É ideal para quem precisa perder o medo e altura, que gosta da natureza, emoção e da sensação de voar ”, afirma Rogério.

Segundo a empresa Ecoventure, responsável técnica pelo empreendimento, “a tirolesa tem sua origem na cidade de Tirol – Áustria. É um tipo de técnica usada para transpor equipamentos ou pessoas entre um ponto e outro. Para isso é fixada uma corda ou cabo-de-aço entre os pontos. Daí em diante é só escorregar preso a uma polia e curtir a velocidade além das exuberantes paisagens onde normalmente são montadas”.
Dicas

Acesso
: 02 km de Taquaruçu por estrada de chão.
Recomendações: Protetor solar, repelente, roupas leves, calçado tipo tênis, prendedores de cabelos para cabelos cumpridos, água e lanches rápidos e leves.
Preço: 70 reais por pessoa (inclui transporte até o local, assessoria técnica e equipamentos de segurança.
Contato: (63) 9222-7512, 9281-5024 e 9218-4610