Notícias

Aeroporto de Palmas será o primeiro do País a receber estruturas do novo sistema de embarque com acessibilidade

quarta, 13 de novembro de 2013, às 11h 05min


Em reunião realizada entre o prefeito de Palmas, Carlos Amastha e o superintendente regional Centro Oeste da Infraero, Luiz Gustavo Schild, foi anunciado que Palmas será a primeira cidade brasileira a receber o sistema ELO - conectores climatizados que levam o passageiro da sala de embarque até o avião. A implantação da estrutura representa um investimento de cerca de R$ 6 milhões.



O ELO foi lançado pela Infraero durante a Feira de Turismo de Gramado (RS) no início do mês. De acordo com a empresa, o sistema é uma solução tecnológica inovadora desenvolvida em parceria com a empresa Ortobras (tecnologia nacional) para facilitar a locomoção dos passageiros.  Os módulos que compõem a estrutura, entre eles o Mamuth (módulo remoto de embarque acessível), devem ser instalados no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues até o final do ano e a partir de 2014 em outros terminais.


De acordo com Schild, o sistema facilitará a locomoção dos passageiros. “O projeto proporciona acessibilidade, conforto e segurança durante o embarque nas aeronaves”.



O superintendente ainda destacou outro investimento que está em andamento que é a construção do Terminal de Logística de Cargas, “nossa expectativa é realizar uma inauguração conjunta. Esses investimentos irão potencializar o desenvolvimento da cidade e região, impulsionando outros pontos fortes da cidade, como o projeto de mobilidade, a localização estratégica e o Parque Tecnológico que será implantado”.



O prefeito Carlos Amastha considera o anúncio uma conquista para a Capital. “Além de ser um benefício direto para os passageiros, esse investimento impulsiona a estrutura aeroportuária o que propicia a atração de novas empresas, o que casa com as ações inseridas no planejamento que temos construído para o desenvolvimento da cidade”.



Projeto

O ELO é formado por corredores que ligam o terminal de passageiros ao avião, no mesmo nível do solo. Esses conectores contam com escada e elevadores para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. As estruturas são móveis e, por isso, permitem que os módulos sejam fixados entre si e posicionados de acordo com a configuração da área destinada à circulação e ao estacionamento de aviões em cada aeroporto.



A implantação do ELO é simplificada e não afeta a rotina dos aeroportos, uma vez que, não exigem obras de grande porte. Basta definir suas posições e montar o equipamento. Outra virtude do ELO que foi levada em consideração no seu desenvolvimento é que ele é modular, podendo acompanhar o planejamento do aeroporto, adaptando-se a eventuais mudanças. (Com informações da Infraero)

Polyana Pegoraro








CATAVENTO DE PRATA 2013

sexta, 18 de outubro de 2013, às 09h 24min

Iniciado há 35 anos, o Catavento de Prata deste ano reuniu personagens do trade turístico brasileiro e jornalistas especializados em turismo, especialmente os da Abrajet – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Realizado sempre no dia 27 de novembro, quando se comemora o Dia do Turismo, homenageando os destaques do Turismo Brasileiro, trouxe novidades e mudanças. Uma delas foi a homenagem prestada aos colaboradores e patrocinadores do evento ao longo da sua existência. Outro destaque foi a alteração no projeto da premiação, anunciada por um dos seus mentores, o jornalista Carlos Casaes, que deve ganhar novo enfoque. A Noite de gala do Turismo Brasileiro foi realizada no hotel Stella Maris Resort, em Salvador (BA).

O Mercado Central de Fortaleza recebeu homenagem especial, sendo contemplado com a premiação Atrativo Turístico. A homenagem foi recebida pelo diretor do empreendimento, Jocildo Freitas da Luz. A tradicional alfaiataria de Salvador, Spinelli, foi uma das primeiras contempladas, seguida pela premiação concedida à empresa “Fama Vídeos”, recebida por Lourdes Fernandes. Ainda do ramo de imagens, foi homenageado o profissional Hermes Carvalho. Em seguida, receberam o troféu: a CVC Operadora de Turismo; Berta Van Der Kellen, gerente regional de vendas da Bahia e Sergipe da TAP/Air Portugal; o Sheraton Hotel da Bahia, homenagem recebida pelo diretor Jan Von Bahr; a empresa Avianca, recebido pelo gerente comercial Nordeste, Jaime Rocha e o gerente Executivo de Contas, Anderson Gomes.

Pela Abrajet foram homenageados os jornalistas Luis Felipe Moura, da seccional Pernambuco e José Carlos Araújo, da Abrajet Ceará. Outros homenageados foram a Operadora Itaparica Turismo, recebido pelos diretores Tércia e Cláudio Maia; o hoteleiro alagoano Mauro Vasconcellos, representado pelo jornalista Flávio Barros; Companhia aérea Azul, recebido por Alice Senna, representante da empresa na Bahia; April Brasil, recebido pelo diretor Maroberto França e pelo seu representante na Bahia, Mauro Amaral; Grupo Catussaba, recebido por Marcos de Meirelles Fonseca, representando Mariah Meirelles; Grupo Sol Express, recebido pelo diretor-presidente do Conselho Baiano de Turismo, Sílvio Pessoa e o órgão oficial de Turismo Bahiatursa, homenagem recebida pelo presidente e secretário Estadual de Turismo, Domingos Leonelli.

Novo Projeto



Durante o evento, foram anunciadas alterações na forma de realização do Catavento de Prata. “Fica pra trás a promoção como vingou até aqui”, disse Casaes,

anunciando o projeto substituto do Catavento de Prata, “Bahia nos limites da sua fronteira”. Segundo o jornalista, o projeto buscará conceder à Bahia, o melhor na área da inteligência. “Será itinerante, de forma a mostrar ainda mais desnudado o potencial deste território da nacionalidade”, revelou Casaes, acrescentando: “O Catavento de Prata não sucumbirá. Reduzir-se-á, sim, a dois momentos: o reconhecimento de um Destaque Baiano e de um Destaque Nacional”.  A indicação dos contemplados deverá ser exclusiva dos jornalistas brasileiros.



Representações por Estado

Dentre os abrajeteanos que prestigiaram o evento, destacam-se: de Pernambuco, Luiz Felipe Moura, Rogério Almeida; do Tocantins, a jornalista Suzana Barros; Alagoas, Ivaldo Pinto, e Flávio Barros; São Paulo, Miriam Petrone, Osíris de Paula e Hélcio Estrela, presidente da nacional da Abrajet; Rio de Janeiro, Erly de Jesus; Santa Catarina, Nelcy Seibel e Alberto Gonçalves; do Ceará, José Carlos Araújo; Rio Grande do Norte, Liszt Madruga; do Paraná, Antônio Claret Rezende.
 

 
Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo 
E-Mail: palmaspop@palmaspop.com.br
Fones: (63) 3216 - 1330 | 8111 - 5832 | 8121 - 6021
Endereço: 603 Sul, Al. 06, Lote 3 - Palmas / Tocantins - Cep: 7016-363
Todos Direitos Reservados - PalmasPOP.com.br - 2009